3 criativas chilenas que reviveram o macramé

Nós amamos promover e dar a conhecer os empreendimentos, sobretudo quando também estamos dando-lhe bons dados e ferramentas aos nossos leitores. E neste post, queremos compartilhar com 3 mulheres que estão revolucionando Instagram com a arte do macramê e como chegaram a transformá-lo em um estilo de vida.
Macramê é uma palavra de origem francesa que significa nó, e é a técnica de criar tecidos usando laços decorativos a partir apenas do uso das mãos e o material, sem que haja outro envolvido. Os materiais necessários para criar um tecido são o fio, pode ser algodão, juta, linho, etc., e um objeto para ir segurando, quase sempre, é madeira.

Nó Silvestre, Valentina Mello
Valentina foi a primeira a trazer o macramé moderno para o Chile, e nos conta que a sua primeira aproximação com o macramê foi quando eu era uma menina através de um livro que te ensinava a fazer a pulseira da amizade. Aos 15 anos, começou seu intercâmbio para os EUA, onde deveria escolher uma técnica para aprender e escolheu o macramê e se apaixonou por nós, já que é uma arte que não tem nenhum elemento entremedio (ou agulha ou palito). O contato e o controle direto sobre o material é apaixonante.
“Pessoalmente, o que eu mais gosto dessa arte é que é versátil e não tem escala. Você pode praticar com muitos tipos de cores, materiais e se pode fazer a partir de uma lâmpada a uma vitrine. Não tem limites”
Para Valentina o macramé está ligado a um estilo de vida. Identifica muito, chegando a fazer casamentos decorados com nós, e por causa disso também aluga altares de casamentos e decoração para eventos.
A idéia de Nó Selvagem partiu quando viu que o macramê era uma tendência mundial, e se deu conta que no Chile havia apenas o macramê micro, como em colares, pulseiras, etc, Bem que depois de fazer um pequeno estudo de mercado, foi decidido lançar um empreendimento. O nome de Nó Silvestre era perfeito, não era em inglês, e não tinha a palavra macramé mas mesmo assim conseguia entender. “Nó Silvestre, trabalhando pela reivindicação do macramê” esse era o sonho deste grande criativa, e que no Chile se lhe desse um valor aos laços decorativos, que as pessoas do macramê é empoderaran e para os que não soubessem elas lhes poderia ensinar!
Com Nó Silvestre fez grandes parcerias com marcas como Superga, Keds, Lounge, Barbados e Umbrale.

Sobre as oficinas
A classe de cabides é uma manhã e o mural de 3 tardes seguida. A ideia é que tenham os produtos feitos para presentear ou para pendurar em suas casas. *Entrega de todo o material escrito e visual da oficina, além da história dos nós.
Há aulas em grupo e particulares.
E-Mail: nudosilvestre@gmail.com
Instagram: @nudo_silvestre

Mantra YLW, Camila Perdomo
Camila é designer de vestuário e têxteis e professora de Yoga. Amadora desde menina, as revistas de bordado, tecidos e jóias, onde passava tardes e horas fazendo projetos.
“Em 2015, eu recebi de um Designer da Universidade do Pacífico, e resolvi sair com meu Pololo a Austrália, lá me aproximei muito ao estilo de vida “Yogi” fazendo meu Teacher training em Bali, onde além de conhecer sua cultura aproximei-me seu estilo têxtil onde o tingimento, o macramê e a arte estava por todos os lados”
Ao chegar ao Chile começou trabalhando como professora de Yoga, fez um curso de macramê e depois de um tempo, lançou sua própria marca chamada Mantra. É aí que expressa a sua personalidade, onde acredita-se que cada nó é um sentimento que se conecta para chegar ao produto final.
“O tecido é um estilo de meditação, onde se vive o presente, serve de terapia e distração para os problemas”. Camila em seus produtos inclui jóias para as energias, pintados à mão e mobiliário reciclado. Quero promover uma vida saudável, cuidados com o corpo, a mente, a casa e o meio ambiente. O principal para mim é que as pessoas vivam em harmonia com elas mesmas, dos outros e da natureza .

Sobre as Oficinas
Este ano, começará a realizar oficinas em grupo de Macramê onde terão vários níveis. Cada aluno poderá chegar ao nível que você deseja e você poderá desfrutar desta técnica que para mim é arte e meditação.
Whatsapp: 56 9 8209 5967
E-Mail: capudomo@hotmail.com
Instagram: @mantra.ylw
É
Amei o trabalho de Carla Castro e ela é uma das criativas do macramê que escolhemos.
Aprendeu macramê há 10 anos com uma amiga em sua viagem ao sul. E em sua viagem, você foi encontrando com pessoas com as quais fomos partilhando conhecimentos, entre elas, sua amiga Meli, que lhe ensinou a fazer formas mais complexas.
Durante 10 anos, lhe deu muitas voltas, macramê, é a sua terapia criativa, é uma técnica que domina com facilidade, que a faz sentir bem, como o crochê. As possibilidades de criação são infinitas, assim como as combinações de cores, o material, etc., Também gosto primitivo que é, são necessárias apenas duas ferramentas, suas mãos e alguma fibra que possa fazer laços e anudarlas.
“Em Julho de 2016, quando nasce o seu filho José, e quatro meses mais tarde, sob a necessidade de estar em casa com ele, criando e criando, nasce também Metabólico. Para ocupar o tempo enquanto amamantaba em livre demanda descobri Instagram onde aparece o macramê de forma explosiva em criatividade!, feito em sua maioria por mulheres bacanes e que dava volta ao mundo. Via o fim, o macramê em uma versão moderna, na decoração conduzida para além dos pingentes de plantas dos anos 60 e levada a um contexto muito maior e mais caro”.
Acredita que abriu um mundo de possibilidades, seja na decoração, vestuário, arte têxtil, mas, sobretudo, pela atual classificação dos ofícios e do feito a mão. Os ofícios e oficinas, baseiam-se nas relações humanas, juntar-se a criar, enquanto se conversa e se contam histórias.
“Esta tem sido uma boa experiência para sentir o vínculo humano, seja, trocas, parcerias que fiz eu, que me fizeram conhecer pessoas bacanes e é o que me faz estar aqui contando a minha experiência com os nós neste blog e esperando para seguir conhecendo pessoas interessadas em arte, poder transmiti-lo e continuar a criar”.

Sobre as Oficinas
Mural 1,2 e 3, Pendentes de plantas, centro de mesa e assessoria em projetos criativos.
Valor por oficina $40.000 / Inclui materiais
Município de Las Condes / Rainha
Workshops personalizados, no domicílio e grupos de amigos
Descontos alunas que tenham tomado, pelo menos, um workshop comigo ??
Pedidos de caminhos de mesa, altares, tela de lâmpadas, murais, baloiços para guaguas, etc.
E-Mail: filodendrotejido@gmail.com
Instagram: @filodendro_
3 criativas chilenas que reviveram o macramé

Uncategorized