6 dicas sobre como escolher uma cortina para cozinha

A cortina de cozinha é um item de decoração que gera muitas dúvidas na hora de escolher, afinal, são muitos modelos, formatos, cores, tipos de tecido e materiais que fica difícil identificar qual o melhor para o ambiente.

Vale saber que as cortinas são itens fundamentais para a decoração e funcionalidade, além de ser reconhecidas por sua versatilidade ao ambiente.  Por isso, para acertar na escolha da cortina de cozinha, antes de adquirir o item, é importante saber qual será seu objetivo: embelezar o cômodo ou promover aconchego?

Desta forma, fica muito mais fácil escolher a cortina ideal para sua cozinha. Mas, se você precisa de ajuda para escolher este item, continue lendo para ter acesso a mais informações!

A imagem mostra dois tipos de cortinas que podem ser usadas na cozinha.

Como escolher cortina para cozinha?

Existem alguns fatores que podem ajudar você a responder esta pergunta. O primeiro ponto que deve ser entendido é que as cortinas de boa qualidade podem durar muitos anos, por isso, se você não pretende comprar outra peça tão cedo, vale considerar essas opções.

Abaixo, listamos 6 dicas para ajudar você a escolher a cortina ideal para sua cozinha. Veja:

 

Atente-se para a altura das janelas e pias

medir a altura da janela da cozinha é a primeira coisa que você deve fazer para acertar no tamanho da peça. O ideal é que deixar uma leve folga para que a cortina fique cheia e não falte tecido nas laterais (compre entre 10 e 20 centímetros a mais).

Vale se atentar para o comprimento, já que as cortinas muito longas podem esbarrar no chão e comprometer a higiene do tecido.

 

Cuidado com o tecido

Escolher o tecido da cortina da cozinha de forma criteriosa é o segredo para o ambiente ficar mais bonito. O tecido deve ser de material durável e de fácil manutenção, como poliéster, renda e de policloreto de vinila, que são leves e fáceis para os cuidados diários, como para tirar o pó ou lavagem.

Além desses materiais, veja outros que podem ajudar na escolha:

Blackout: é feito com tecido grossos e tem a finalidade de bloquear a passagem de luz (falaremos mais abaixo);

Voal: o tecido é mais fino e indicado para suavizar a passagem da luz;

Seda: muitas pessoas não sabem, mas a grossura da seda pode variar. O objetivo desse tecido é oferecer um ar mais moderno e requintado;

Shantung: é consistente se comparado com o blackout e leve quanto o voal. Garante requinte e sofisticação ao local;

Richelieu: esse tecido é ideal para a cozinha, pois ele é fácil de limpar.

 

Cores e estampas devem ser bem analisadas

As estampas, texturas e cores das cortinas para cozinha devem ser bem analisadas. Isso porque a escolha deve ser feita baseada no bom gosto e no bom senso. Entenda:

O bom senso para a escolha significa escolher pelos padrões e tons que combinem com o estilo da decoração. Já o bom gosto deve ser pautado nas escolhas de estampas graciosas que ofereçam charme e beleza para o ambiente, sem deixar a cozinha sobrecarregada e antiquada.

Em nosso site é possível encontrar cortinas de diversas cores e estampas, lisas e discretas, para todos os gostos. Vale lembrar aqui você pode comprar cortinas para cozinha online e ainda ter desconto!

 

Priorize as boas marcas

Como falamos acima, se você pretende comprar um ideal com maior durabilidade, é importante escolher peças de boas marcas. Dê preferência para as marcas de cortina de cozinha conceituadas no mercado, pois além de durar mais tempo, elas garantem beleza no cômodo e qualidade de produto. Aqui na Lojas Donna você encontra as melhores marcas do mercado!

 

Considere bloquear a luz natural na cozinha

Se a sua cozinha for muito clara e receber muita luz natural, invista em cortinas para bloquear a claridade. Neste caso, as opções com efeito blackout são as melhores para o ambiente. E nçao pense que esse modelo só oferece cortinas lisas, pois é possível encontrar com estampas relacionadas à culinária e aos utensílios de cozinha, que prometem dar um charme a mais para o ambiente e ainda inovar na decoração.

 

Atenção para o modelo escolhido

Este ponto também merece atenção, afinal, são muitos modelos para a cortina de cozinha. Veja qual o melhor para o ambiente que você pretende decorar:

Persianas: indicado para quem tem alergias a poeira e para quem deseja deixar o ambiente mais discreto.

Varão: este modelo permite que você escolhe tudo, desde o varão, a cortina, as argolas e os acessórios.

Trilho: essa cortina favorece o movimento de abertura e fechamento arrastando o tecido para um dos lados. Praticidade é a palavra que mais define este modelo.

Conseguiu identificar a melhor cortina de cozinha para o seu ambiente? Aqui nas Lojas Donna, você encontra uma variedade de modelos, cores, estampas e tecidos para deixar sua cozinha muito mais bonita, pratica e moderna. Acesse ao site e conheça nossas opções!