Clássicos do design: a cadeira Diamond

Neste mundo, existem cadeiras e cadeiras. Por um lado, estão as cadeiras normais, corretas, cadeiras que cumprem a sua função e nos fornecem um assento e um encosto, sem complicações, e, em seguida, estão as cadeiras cujas formas as elevam ao status de escultura, obra de arte, de algo que está além do reino das cadeiras. Na segunda categoria se encontra a cadeira Diamond, indiscutivelmente uma obra-prima do design industrial do século XX. Você quer conhecê-la?
História da cadeira Diamond

A Diamond Chair foi criada em 1952 por Harry Bertoia, um escultor, artista e designer italiano que se estabeleceu nos EUA com formação em design e produção de jóias artesanais. O seu interesse por esta arte e sua experiência a trabalhar o metal se refletiram em sua carreira, primeiro com a criação de sua própria oficina de design de jóias e trabalho do metal em 1939 e, em seguida, após a II Guerra Mundial, com a criação de sua famosa Bertoia Collection para Knoll, a partir de 1950.

A Coleção Bertoia é composto de um tamborete, uma otomana, um banco e quatro cadeiras, tudo elaborado –com exceção do banco– à base de hastes de aço soldadas, um material incomum em móveis que procuram o conforto de quem os usa, como é o caso das cadeiras e tamboretes. Com este material, Bertoia conseguiu criar cadeiras etéreas, “feitas principalmente de ar, como esculturas”, nas palavras de seu próprio criador.

Em concreto, a cadeira Diamond é chamado assim porque apresenta uma forma semelhante a de um diamante. Suas barras de aço soldadas fomentam ainda mais a percepção de que se trata de um objeto etérea e delicada, mas firme, como os diamantes. Ao mesmo tempo, para garantir o conforto da cadeira Bertoia acrescentou-se ao assento almofada forrada de pele.

Sua leveza ideal para decorar tanto interiores como exteriores. Além disso, a simplicidade de suas linhas e a possibilidade de acompanhá-la com revestimentos ou almofadas variados permitem que se encaixe com móveis e estilos à primeira vista muito diferentes. E se não, repara bem, que é tanto com a futurista mesa Tulip como com acessórios de decoração mais bem rústicos ou vintage, ou até mesmo em decorações clássicas.

Atualmente a Diamond Chair original, assim como o resto da Bertoia Collection, continuam produzindo e vendendo por Knoll. Em paralelo, você pode encontrar preços acessíveis reproduções deste clássico do design em uma grande variedade de lojas online de móveis.
O que te pareceu a história da Diamond Chair? Você se anima a decorar a sua casa com ela?
Imagens | The Interrobang, Decor
Clássicos do design: a cadeira Diamond

Uncategorized