Clássicos do design em DueHome: poltrona Egg

Há pouco tempo, incorporamos ao nosso catálogo um sonho de criança, que enchem de orgulho a qualquer pessoa que o possui: a poltrona Egg, um clássico do design dinamarquês cuja réplica já está disponível em nossa loja. De linhas modernas, insólitas para uma poltrona, mas nada extravagantes, de acordo com a cor que seja pode dar ao seu ambiente com uma seriedade clássica ou um ponto de loucura muito jovem e refrescante.

Hoje entramos na história deste poltrona que foi criado pelo designer e arquiteto Arne Jacobsen em 1958, como se de uma escultura se tratasse.
História da poltrona Egg
A cadeira Egg ou poltrona Egg foi desenhado por Arne Jacobsen para decorar, juntamente com a cadeira Swan também criada por ele, o lobby do Radisson SAS Hotel. Esse hotel, criado também por Jacobsen, pertenceu no seu dia parcialmente para a companhia aérea, a Scandinavian Airlines System (SAS) e ao terminar, passou a ser o edifício mais alto da Dinamarca e seu único arranha-céus até 1969.

A poltrona Egg, originalmente criado em cor verde, é um exemplo paradigmático do estilo modernista, dinamarquês, e apesar de Jacobsen era arquiteto de profissão, passou à história por emblemáticas peças de mobiliário como a já mencionada cadeira Swan, a 7 Chair, a Ant Chair, a Drop Cadeira ou da Giraffe Chair.
Sofá Swan
Tanto a cadeira Egg, como a cadeira Swan tiveram sua versão sofá, mas apenas o sofá Swan continua sendo produzido hoje em dia. De fato, a produção de sofás Egg foi já no seu dia extremamente limitada, em parte para promover a sua exclusividade, mas, sobretudo, devido a um defeito de fabricação: dado que o sofá era demasiado longo para cobrir-se com uma peça de couro, era necessário unir duas peças de couro através de uma sutura muito visível que não era demasiado estética.

A forma da poltrona Egg foi criada propositadamente para ser capaz de contribuir com a intimidade e reunião em locais públicos –como o lobby do hotel que devia decorar. Sua acolhedora forma de ovo convida a procurar o conforto nele, enquanto que os seus ouvidos protegem o rosto de quem se senta de olhares indesejáveis. A da vez, a sua capacidade de giro torna-o ideal para “levar os seus pensamentos em outra parte”, sem sair do site.

Embora o seu primeiro uso foi público, com o tempo se foi estendendo a outros domínios, e hoje é comum encontrá-lo em escritórios, principalmente em escritórios profissionais –advogados, médicos, psicanalistas–, em escritórios ou estúdios dentro de casas e famílias e, mais recentemente e em suas versões mais coloridas, em estúdios de design e agências de publicidade.

A versão da poltrona Egg disponível em nossa loja apresenta acabamentos em polipele e estrutura metálica, e as suas três cores –vermelho, branco e preto– permitem que se encaixe tão bem em decorações clássicas e minimalistas, bem como em ambientes mais ousados e transgressores. Você se anima a testá-lo?
Imagens | Due-Home, National Furniture Supply, Danish Furniture, Archiexpo, The Boundary, Svpply, Stardust Modern Design.
Clássicos do design em DueHome: poltrona Egg

Uncategorized