Clássicos do projeto: mesa ajustável Eileen Gray

Os clássicos do design são reconhecidas por suas formas e sua funcionalidade, mas também pelas histórias que há depois deles, ou, como no caso da mesa ajustável Eileen Gray, por seus mais de oitenta anos de reconhecimento.

Criada em 1927, por Eileen Gray, esta mesa ajustável representa, além de uma história amorosa pessoal, um capítulo importante sobre o papel da mulher na história do design contemporâneo. Inscrita dentro do movimento modernista europeu de finais dos anos 20, trata-se de uma peça de mobiliário que antecipa formas dos anos 60 e graças ao qual Gray venceu no seu dia relevância e reconhecimento profissional, bem como a visibilidade pública.

A mesa ajustável Eileen Gray –ou mesa-E-2017– foi criada como parte do escasso mobiliário que Gray e seu companheiro Jean Badovici idealizaram para sua casa de verão, uma casa projetada por eles. Moradia, situada no sul de França, perto de Mônaco, que necessitava de uma decoração que permitisse a seus ocupantes combinar lazer e conforto, transmitindo uma certa sensação de leveza. O nome oficial da casa e da mesa, E-1027, é um código que identifica as iniciais de Eileen Gray e Jean Badovici: E por Eileen, 10 por Jean, 2 por Badovici e 7 por Gray. Foi assim que teve a designer de contar ao mundo sua história de amor.
Existem poucas dúvidas sobre as virtudes da mesa ajustável Eileen Gray. Como mesa de apoio destaca-se pela sua simetria, elegância e estrutura compacta, com um diâmetro de cerca de meio metro, e uma altura de cerca de 100cm, e a sua altura regulável permite-lhe trabalhar em equipa com uma vasta variedade de móveis de sala de estar. Por outro lado, o fato de que você está elaborada em vidro e ferro cromado lhe permite se encaixar facilmente tanto em casa como em ambientes profissionais, constituindo uma mesa de canto leve e manejável, tanto em sala como em escritórios e salas de espera.
Trata-Se de uma mesa ideal para atividades de lazer ou como apoio ao trabalho a partir de casa. Por suas características, complementa a uma ampla variedade de mobiliário e nos ajuda na tarefa de se vestir bem a nossa sala, sem sacrificar muito espaço.
Podemos contar com ela como um simples elemento decorativo, enfeitando-lhe com acessórios como vasos, lâmpadas ou peças de cerâmica, ou utilizá-la para ter sempre à mão o nosso tablet ou livro favorito enquanto descansamos no sofá. Também podemos estender as suas funções a nossa vida social, transformando-o em uma mesa de centro, ideal para tomar refrigerantes, café ou chá com os amigos.

A réplica da mesa ajustável Eileen Gray, que vos oferecemos em Due-Home conta com todos os elementos que fazem com que a original uma referência indispensável, assim como o espírito atemporal que lhe concede a sua fama e a inteligência com que foi criada. Cada vez que gostem de um momento de lazer, vos lembrareis de Eileen Gray e este indiscutível clássico do design.
Imagens | Classicon, Wikipédia, Radley Interiors, Zoetico
Clássicos do projeto: mesa ajustável Eileen Gray

Uncategorized