Como decorar casa ou apartamento pequeno com elegância?

Decorar casa ou apartamento pequeno pode parecer uma tarefa impossível, mas, acredite, não é. O segredo está em saber aproveitar melhor o espaço disponível, o que pode ser feito colocando em prática dicas de decoração de ambientes. Conheça as principais e aprenda como decorar áreas pequenas com elegância!

Fuja de excessos

A expressão “menos é mais” é perfeita para decorar apartamento pequeno. O motivo é simples: quanto mais móveis e objetos decorativos tiver, maior a chance de tornar o ambiente intransitável e visualmente saturado.

Por isso, seja simples e minimalista, investindo somente em móveis essenciais para o ambiente, isto é, aqueles que serão realmente usados no dia a dia. Também evite a sobrecarga de objetos de decoração.

Invista em móveis multifuncionais

Móveis multifuncionais são aqueles que têm mais de uma função, como a cama baú, a mesa com prateleira e gavetas, além do tradicional e mais conhecido sofá cama.

Essas peças são diferenciais porque podem ser utilizadas para mais de uma atividade e otimizam o espaço, sem precisar comprar vários móveis para decorar casa, mantendo os ambientes funcionais e bonitos.

Aproveite cantos e espaço vertical

Em decoração de apartamentos e casas pequenas uma situação costuma ser comum: os cantos dos cômodos são desprezados, bem como o espaço vertical. Aproveitá-los ajuda a aumentar a área disponível para uso e tornar o ambiente mais elegante.

Para colocar essa dica em prática, invista em móveis específicos, como o sofá de canto. Já para as paredes, garanta prateleiras, nichos e armários, que oferecem mais espaço para organização de objetos.

Use cores claras

Cores claras têm a vantagem de passar uma sensação visual de amplitude, portanto, são perfeitas para decorar casa pequena. Para reforçar essa característica, aposte em uma decoração monocromática ou tonsurton, seja na pintura da parede ou nos móveis para casa.