Como dialogar com meu público?

Saber como dialogar com seu público é fundamental para toda marca. Não é para menos, afinal, isso proporcionará maior assertividade em ações de marketing, conseguindo captar seu público e aumentar a chance de venda.

O problema é que nem toda marca sabe, exatamente, como dialogar com o seu público. Este é o seu caso? Então, confira dicas que lhe ajudarão a solucionar essa questão de uma vez por todas!

Como dialogar com meu público?

Saiba quem é seu público-alvo e persona

Um dos principais erros das marcas é que muitas iniciam uma estratégia sem nem ao menos conhecer quem é o seu público-alvo e persona. O primeiro é um grupo de consumidores mais abrangente e que possuem características semelhantes.

Por exemplo, sua empresa vende cosméticos veganos? Então, seu público-alvo é composto por pessoas interessadas em cosméticos naturais e cruelty free.

A persona, por sua vez, é a personificação do cliente ideal, um personagem com características próprias e comportamentos comuns aos consumidores da marca. Ao criá-la, considera-se seus gostos, hábitos, interesses e dores. Na prática, é a pessoa com quem sua marca deve interagir.

Mas, por que conhecê-los é importante? Simples: isso possibilitará compreender o comportamento dessas pessoas, quais são as características básicas de seu perfil, anseios, dúvidas e principais necessidades, podendo criar conteúdo e soluções que conversem com elas de forma direcionada.

Isso aumenta a assertividade da ação, potencializando a chance de atingir os objetivos previamente estabelecidos, de captar leads e realizar mais vendas.

 

Crie conteúdo relevante

Depois de conhecer seu público-alvo e persona, crie conteúdo relevante a eles. A marca pode investir em diferentes formatos, como textos, vídeos, áudios, infográficos, entre outros, focando em responder dúvidas ou solucionar um problema.

É importante que a marca crie conteúdo para todo o funil de vendas, para atingir sua persona em diferentes etapas da jornada de compras. Vale lembrar que na produção de conteúdo o funil é dividido em três partes: topo, meio e fundo.

O topo é a etapa de atração, dedicada a educar possíveis clientes. Portanto, o conteúdo deve ter essas características. O meio do funil é a etapa de nutrição de leads, estimulando-os de forma não invasiva até o fundo, que é quando ocorre a venda.

É importante ressaltar que esse conteúdo deve ser desenvolvido na linguagem correta e adequada à persona, além de ser empático, para gerar identificação com a marca e trazer os resultados esperados.

 

Combine estratégias

O seu conteúdo deve chegar à sua persona, o que é feito combinando diferentes estratégias de marketing digital. Uma delas é o SEO, que é dedicado à otimização para motores de busca.

O SEO trabalha com palavras-chave, linkagens, entre outras técnicas, possibilitando que seu conteúdo ganhe relevância e maior destaque em páginas de resultados de busca, com ranqueamento nas melhores posições de maneira orgânica.

Além do SEO, também considere investir em anúncios e gestão de campanhas no Google Ads, se seu orçamento permitir. Os anúncios possibilitam atingir resultados expressivos de ranqueamento, atração e captação de leads em menor prazo.

Se estiver em dúvida sobre como executar essas estratégias, conte com a consultoria de uma agência de links patrocinados!