Como escolher uma cortina para quarto?

As cortinas são complementos decorativos ideais para transformar o quarto, garantindo-lhe mais sofisticação, aconchego e privacidade. Quer investir nesses acessórios, mas não sabe como escolher cortinas para quarto? Aqui você aprende dicas especiais para realizar essa tarefa com louvor. Confira!

 

Cortina para quarto

Dicas para acertar na escolha da cortina para quarto

 

Considere a decoração do quarto

Um dos segredos para acertar na escolha da cortina é considerar a decoração do quarto, para eleger um modelo que tenha a ver com o restante do ambiente, gerando harmonia e unidade visual.

Acerte no tamanho

Se não houver móveis próximos à janela, o ideal é que a cortina seja grande, desde o teto até o piso, o que garantirá um resultado mais sofisticado e elegante para a decoração.

Caso haja móveis, como cômodas ou escrivaninhas, o melhor é escolher uma cortina curta, o que evitará sobrecarregar visualmente o ambiente, tornando-o mais agradável e com decoração irreverente.

 

Defina um tipo de tecido

O quarto é um cômodo que recebe muito bem cortinas feitas com tecidos encorpados ou mais leves, portanto, cabe ao dono do cômodo escolher sua opção favorita. Neste caso, é interessante ressaltar que tecidos encorpados bloqueiam melhor a luminosidade e também garantem privacidade.

Já a cortina para quarto feita com tecido leve é transparente, portanto, não bloqueia a luminosidade. Se quer utilizá-la mesmo assim, é possível investir em um forro mais grosso, como o feito com algodão.

Eleja a cor ideal

Se a decoração de seu quarto for clássica ou tiver medo de errar na tonalidade, a dica infalível é escolher uma cortina numa tonalidade neutra, por exemplo, branco, bege, cinza e tons terrosos.

Essas cores neutras são apostas certeiras porque combinam com tudo, o que reduz significativamente a chance de errar e sobrecarregar visualmente a decoração do quarto.

Gosta de cortinas coloridas? Então, escolha um modelo que tenha cor semelhante ao restante da decoração do quarto. Assim, será possível atingir um resultado harmônico.