Endereço fiscal: descubra o que é e para que serve

Grandes e pequenos empreendedores têm crescido de forma acelerada no Brasil nos últimos anos. Porém, o processo de abertura de negócios nem sempre é fácil, pois isso requer que o empreendedor siga à risca a legislação para poder abrir a sua empresa.

O endereço fiscal da empresa é um dos quesitos que o empresário deve conter, mesmo no início das atividades de sua empresa. É por isso que hoje, você vai entender o que é e como funciona esse importante item da lista para poder abrir uma empresa.

A imagem mostra uma representação do serviço de endereço fiscal.

Entenda o que é endereço fiscal

O endereço fiscal é o local indicado para tratar de questões jurídicas e contábeis, ou seja, os fins tributários da nova empresa. Este endereço deve ser indicado no contrato social no processo de abertura da empresa. Além disso, o endereço fiscal é visto como a “sede social” da empresa, que é o local onde é realizada a gestão do negócio.

Ao registrar o endereço fiscal no contrato social, você está comprovando que o seu negócio possui uma existência física, podendo receber qualquer notificação do fisco nessa localização. Mas cuidado para não confundir endereço fiscal e comercial, muitas pessoas cometem este erro. O endereço comercial é o local onde sua empresa funciona de fato, o local onde seus clientes presencialmente solicitam seus produtos ou que seus funcionários realizam os serviços.

Se a sua empresa possuir o porte de garantir que as questões jurídicas sejam realizadas no mesmo local da própria prestação dos serviços, o endereço fiscal e comercial podem ser informados como os mesmos para registro, porque de fato são.

Esse não é o caso de muitos pequenos negócios, mas não se preocupe, com o registro como MEI (Microempreendedor Individual), você tem o direito garantido por lei de registrar sua microempresa no contrato social com seu endereço residencial. Para que o negócio seja formalizado é preciso se atentar para as seguintes normas:

 

  • O próprio dono ou um dos sócios da microempresa precisa, obrigatoriamente, residir no local;
  • Se a casa que você mora for alugada, é preciso ter a permissão do proprietário;
  • Se o seu endereço for em um condomínio, é preciso ter a permissão do síndico.

 

Como funciona o serviço de endereço fiscal?

Hoje, pode ficar tranquilo e contratar uma empresa para cuidar dessa parte burocrática para você. Existem empresas qualificadas que oferecem serviço de endereço fiscal, para que você não se preocupe.

A Guarde Mais, é um grande exemplo, ela é uma empresa com sólida experiência no mercado empresarial brasileiro e conhece as principais dores dos empresários. Para isso ela desenvolveu um portfólio de serviços que torna os processos do dia a dia mais práticos e eficientes para as empresas. Com ela você garante a regulamentação da sua empresa com o serviço de endereço fiscal.

Este serviço surgiu como uma forma de auxiliar diversos negócios que não possuem um endereço fiscal próprio, reduzindo as preocupações de milhares de empreendedores de diversos ramos. Contratando o serviço de endereço fiscal, você só precisa pagar a taxa mensal do aluguel do endereço, sem qualquer outro encargo financeiro. Utilizando esse serviço sua empresa estará formalizada e regularizada diante dos órgãos governamentais competentes.

A imagem mostra uma representação do serviço de endereço fiscal.

Conheça os benefícios de adquirir o serviço de endereço fiscal

Este serviço garante muitas vantagens para os empreendedores, facilitando a rotina desses profissionais, além de oferecer mais profissionalismo para o empreendedor e sua nova empresa. Continue a leitura e confira os benefícios.

 

Economia para sua empresa

A redução de custos é um forte benefício ao contratar um endereço fiscal para abertura de empresa. O aluguel dos endereços fiscais são acessíveis e valem a pena, mediante ao aluguel de salas comerciais que costumam ser bem mais caras.

 

Regularização do seu negócio

Sem ter um endereço fiscal você não pode tirar o CNPJ da sua empresa, bem como não conseguir fazer o cadastro na Junta Comercial, resultando em não poder abrir e regularizar a sua empresa.

Assim, possuir um endereço fiscal para comércio facilita todo esse processo, sem ter dores de cabeça resolvendo questões do seu negócio, você pode alugar esse endereço com facilidade e sem transtornos com a Guarde Mais.

 

Imagem de profissionalismo

Se você puder, dê preferência para utilizar o serviço de endereço fiscal, frente ao seu endereço residencial. Essa é uma ótima forma de não misturar a sua vida pessoal, com seus clientes e órgãos legais. Junto a isso, o endereço fiscal garante muito mais profissionalismo para a sua empresa, tendo um endereço próprio para resolver as questões dela.

O aluguel de endereço fiscal já é uma realidade que tem mudado a vida de diversos empreendedores e de vários negócios pelo país. Não deixe de facilitar a prestação de serviços que a sua empresa oferece, conte com a Guarde Mais para ter seu endereço fiscal, um meio simples e seguro de garantir a regulamentação do seu negócio.