Gestão de tráfego pago: descubra o que é e como funciona

 

Tráfego pago é a estratégia de investimento em anúncios publicitários na internet, em que utiliza plataformas como blog, sites e mecanismos de busca. O objetivo desse anúncio é direcionar visitantes para uma loja, landing page ou site.

O tráfego orgânico é essencial para o seu site, mas essa estratégia leva um certo tempo, por isso, é essencial que você invista em tráfego pago. Afinal, assim que colocar seu site no ar, você já quer receber visitas, não é mesmo?

O que é tráfego pago? É toda a visita que chega em seu site através de anúncios publicitários vinculados em algumas plataformas específicas. Existem várias plataformas para tráfego pago, as redes sociais e o Google, com toda a certeza, são as mais utilizadas e conhecidas.

imagem está demonstrando como funciona o tráfico pago

 

No Google, assim que o usuário busca por uma palavra-chave definida no anúncio, ele mostrará sua propaganda. Quando o usuário clica nesse anúncio, é automaticamente direcionado ao seu site.

 

Qual é a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?

A diferença é que no tráfego pago, para que seu anúncio apareça nos primeiros resultados das buscas feitas pelo Google, você precisa para um valor pelo anúncio. O resultado é mais rápido, porém, assim que acaba o investimento, o seu site para de receber visitas.

Portanto, quando falamos em tráfego orgânico ele não tem um custo direto, o visitante chega de forma natural na sua página. Entretanto, é preciso aplicar várias técnicas, entre elas o SEO, para que seu site tenha um bom ranqueamento para palavra-chave relacionada ao seu nicho. Os primeiros resultados demoram mais para aparecer, mas são mais duradouros quando bem executados e monitorados.

 

Assim, as principais plataformas para anúncio pago são:

  • Google Ads: os anúncios são vinculados no mecanismo de busca do Google e também em seus parceiros. Possibilita definir, gênero, localidade, faixa etária, entre outras informações de segmentação.
  • YouTube Ads: para quem disponibiliza de vídeos para sua estratégia de marketing, essa é uma das melhores opções.
  • Facebook Ads: no tráfego pago Facebook ads é possível criar anúncios em diferentes formatos de mídias, vídeos, fotos ou textos. Além de vincular o anúncio na rede social, é possível vincular ao Google Ads.
  • Instagram Ads: no Instagram é possível investir para que seu conteúdo tenha destaque para os usuários, seja no feed ou stories. É exatamente isso o que é tráfego pago no Instagram, pagar para plataforma destacar seu conteúdo.

 

Vale a pena investir em anúncio pago?

Muitos empresários se perguntam, quando investir no tráfego pago e se vale apena esse investimento. Primeiramente, é preciso entender o objetivo da sua campanha e como o tráfego pago ajudará nessa estratégia de marketing digital, para então avaliar se vale a pena ou não.

 

Confira 5 vantagens do tráfego pago para sua estratégia de marketing:

  1. Maior alcance de visitantes: o tráfego pago permite que pequenas e médias empresas disputem diretamente os visitantes com grandes empresas. Assim, é possível converter um número maior de leads e alcançar novos possíveis clientes.
  2. Público segmentado: com esse tipo de tráfego é possível ampliar a segmentação do seu público. Permitindo identificar com maior precisão seu público ideal, direcionando seus anúncios para esse público.
  3. Gerenciamento de métricas: todas as plataformas de anúncio pago, seja o Google ou redes sociais proporcionam ao anunciante as métricas da campanha. Esses dados são fundamentais para avaliar o desempenho da campanha, possibilitando melhorias no decorrer dos anúncios. Com isso, é possível perceber em tempo real se o usuário está aderindo ou não a estratégia utilizada.
  4. Retorno rápido: uma das maiores vantagens das campanhas de tráfego pago é a rapidez dos resultados. Diariamente, sua empresa receberá visitas em seu site, possibilitando maiores oportunidades de negócio.
  5. Remarketing: é uma ferramenta oferecida pelo Google Adwords que permite a divulgação do seu anúncio para pessoas que já tiveram um contato com o seu negócio.

 

Como definir boas estratégias

A melhor forma de conseguir bons resultados, é através de uma gestão de tráfego pago. A gestão nada mais é que gerir as campanhas do seu negócio para conseguir atingir o maior retorno com o menor investimento. O gestor de tráfego é o responsável por planejar, criar, executar, avaliar, otimizar e apresentar resultados.

Entretanto, não existe apenas um perfil de empresa que possa se beneficiar dessa estratégia. O tráfego pago para negócios locais também é uma excelente opção e pode ser aplicado para empresa que trabalham localmente. Assim, os anúncios são destinados ao local de atuação e para pessoas com interesses dentro do seu nicho.

Como fazer tráfego pago? Você mesmo pode gerenciar sua estratégia, porém será necessário entender como funciona cada plataforma de anúncio, como criar, planejar, gerenciar e analisar todas as métricas oferecidas. Também é necessário pensar na criação dos conteúdos para os links patrocinados. Ou seja, ter uma boa estratégia não é simples. Se você quer ter resultados reais, e melhor retorno sobre investimento, o ideal contratar uma agência de tráfego pago.