Homens também podem ser pedagogos?

Quando o assunto é a pedagogia, sempre há algumas dúvidas e uma delas é se os homens também podem ser pedagogos. Então, se você também possui perguntas relacionadas a esse assunto, precisa conferir este texto até o final. Além disso, também vamos falar um pouco sobre o curso de pedagogia EAD e o que se estuda durante a graduação na área.

homem sentado em uma sala de aula ensinando várias crianças

Homens na pedagogia

Sendo assim, o primeiro ponto que precisamos esclarecer é que não há uma regra de gênero para os alunos da graduação de pedagogia. É verdade que a maioria dos estudantes e profissionais formados nessa área são do sexo feminino, assim como, há outras áreas, como as tecnológicas, que possuem mais homens do que mulheres. Mas isso não significa que pessoas do outro gênero não possam optar por essas profissões. Aliás, quanto mais diversidade existir na profissão, melhores serão os resultados e interações.

Além disso, muitos homens estão se interessando pela pedagogia e estão desempenhando um ótimo papel. Sendo assim, se você é homem e quer seguir com essa carreira, pode ficar tranquilo e continuar com o seu objetivo.

Na verdade, muito desse preconceito em relação aos homens na pedagogia vem de uma ideia cultural errônea de que somente a mãe era a responsável pela educação das crianças, enquanto o pai deveria sustentar a casa. Mas, os tempos são outros e o que realmente importa é que você seja um bom profissional e trabalhe para melhorar a educação e fazer a diferença para inúmeras crianças e jovens. Ou seja, o seu foco precisa estar no aprendizado durante as aulas e nada mais.

 

Características que não podem faltar em um pedagogo

Muito mais interessante do que se apegar ao gênero do pedagogo é conferir qual é o perfil que esses profissionais devem possuir para seguir na área. Sendo assim, separamos baixo algumas características que são cobradas nessa área. Confira:

– Interesse em assuntos educacionais: afinal, independente do segmento escolhido dentro dessa área, o profissional sempre estará envolvido com a educação.

– Interesse em processos de ensino e aprendizagem: pois, eles farão parte do seu dia a dia de trabalho e serão o objetivo dos seus estudos.

– Ser curioso: esse é um gatilho para novas descobertas que são essenciais para a área de pedagogia. Além disso, esse ponto também vale para que o profissional continue se especializando, para se manter atualizado com as novidades da profissão.

– Ter boa comunicação: afinal, essa é uma das habilidades necessárias para os processos de ensino. Pois, o pedagogo precisa se fazer entender e contar com explicações claras e objetivas.

– Possuir vontade de melhorar o mundo: já que a educação pode mudar o mundo, o pedagogo tem um papel fundamental nesse processo. Então, é preciso que o profissional tenha consciência da importância do seu trabalho e faça todo dia um pouco mais para alcançar um resultado melhor.

Então se você possui a maioria delas, pode investir em uma faculdade de pedagogia sem medo, pois, você tem grandes chances de ser um grande profissional na área. Sendo assim, vamos aproveitar o texto para falar um pouco mais sobre o que se aprende durante a graduação. Afinal, é essencial conferir a grade curricular do curso antes de se matricular e começar a estudar. (Conheça também as principais áreas de atuação do pedagogo).

 

O que se estuda no curso de pedagogia a distância?

Primeiro, é importante lembrar que o curso de pedagogia a distância possui, no mínimo, quatro anos de duração. Esse é o tempo ideal, segundo o Ministério da Educação (MEC), para que o aluno tenha acesso a todo o conteúdo e prática necessários para se tornar um bom profissional na área.

Sendo assim, durante esse tempo de estudos, o aluno tem acesso a disciplinas como:

– História da Educação;

– Didática e Prática de Ensino;

– Escola e Sociedade;

– Fundamentos da Educação Pedagógica;

– Alfabetização e Letramento;

– Gestão Educacional;

– Orientação e Supervisão Educacional;

– Currículo e Planejamento da Educação Básica;

– Organização Didática dos Ensinos Fundamental e Médio;

– Educação de Jovens e Adultos, também conhecido como EJA;

– Políticas Educacionais;

– Educação Inclusiva;

– Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes;

– Empreendedorismo;

– Pedagogia em Espaços não Escolares.

– Filosofia;

– Psicologia;

– Educação Ambiental e Cidadania;

– Sociologia;

– Antropologia.

 

Aposte em um curso de graduação a distância

Agora que você já esclareceu suas dúvidas e conheceu um pouco mais sobre a faculdade de pedagogia, pode se matricular hoje mesmo na graduação e dar o primeiro passo para uma carreira de sucesso. Mas, é claro, para isso, é preciso escolher uma instituição de qualidade que possa te preparar para o futuro na área.

No EAD Premium Unifacvest, por exemplo, há uma unidade de ensino. Isso só é possível, pois a instituição seleciona os melhores professores/ autores de todo o Brasil. Dessa forma, cada profissional fica responsável por gravar as videoaulas, escrever o livro impresso e produzir as questões das provas da sua disciplina. Assim, o professor/ autor não está interpretando um material escrito por terceiros. Afinal, ele mesmo produziu e pode falar com propriedade, promovendo explicações mais claras e um aprendizado mais fluído.