Ideias para decorar (1)

No inverno, o frio exterior convida-o a relaxar ou a imaginar que um relaxa– diante do clássico fogo na lareira, especialmente se um/a vive em uma área de montanha. Mas o certo é que em muitas casas, as chaminés deixaram de ser um acessório funcional para tornar-se simplesmente em recantos cativantes que necessitam de uma decoração sob medida. E qualquer um que tenha tentado decorar uma lareira sabe que não é fácil. Se esse é o seu caso, com certeza grato as ideias para decoração de lareiras que lhe propomos hoje.
1. Decorar lareiras com espelhos
Além de necessário e prático, o espelho é um objeto curinga que pode refletir um espaço criando a ilusão de que ele é maior do que realmente é. É também um acessório que costuma ficar bem em todos os lugares, seja em uma prateleira ou estante, pendurado na parede ou apoiado em uma coluna. É por isso que o espelho torna-se um objeto indispensável na hora de decorar uma lareira.

Tenha em conta que o estilo do espelho vai influenciar muito na percepção do estilo da estadia. Assim, os espelhos sóbria e simples, nos transmitem estadias sóbrias e simples, os espelhos coloridos ou com pontos de destaque nos transmitem estadias vitais e cheias, e os espelhos vintage transmitem a impressão de que tudo está decorado com peças antigas, mesmo que não seja verdade.

Repara que estes salões nos transmitem uma sensação antiga, apesar de que os sofás, as mesas de centro e até mesmo os quadros não têm nada de vintage. E o responsável por isso não é outro que o espelho sobre a lareira.

2. Decorar chaminés com quadros
Outro recurso muito eficaz na hora de decorar uma lareira é fazê-lo com quadros, entendidos no sentido amplo de imagens emolduradas. Podem ser ripas com uma mensagem, fotografias históricas ou familiares, pinturas, desenhos… o que nos apetecer. E, além de poder colocar um único quadro ou vários, temos também a opção de pendurá-los na parede ou apoiá-los na prateleira da lareira. É, portanto, um recurso decorativo que dá muito o jogo.

3. Decorar lareiras com vasos e potes
Os vasos e as panelas são uma das formas mais simples de decorar chaminés. Com plantas, sem plantas, com flores secas, com ramalhetes naturais… Pouco importa o que os vista sempre e quando não os deixe sozinhos na composição, ou seja, não colocar uma jarra ou um vaso sozinhos, sem companhia. Esses elementos ficam melhor se forem acompanhados de elementos equivalentes ou outros acessórios de decoração.

E quando os vasos se unem à força de quadros e espelhos sobre a lareira, o resultado é para remover os soluços de bom que resta.

O que vos pareceu estas ideias para decoração de lareiras? Em breve mais!
Imagens | Art
Ideias para decorar (1)

Uncategorized