Ideias para decorar estantes

Decorar uma estante, como decorar uma parede, é sempre um desafio. Muitas vezes, é complicado encontrar a maneira de decorar as nossas estantes em consonância com o resto da decoração. Outras vezes corremos o risco de acabar com uma estante funcional, mas pouco atraente, limitada a sua utilização prática, mas não foi aproveitada no seu potencial estético. Por isso, hoje trazemos-lhe algumas ideias para decorar estantes, que esperamos que vos pareçam tão frescas e originais, como para nós.
1. Decorar estantes com um toque de cor
As prateleiras costumam ter cores neutras para se encaixar facilmente em decorações muito diferentes: os tons de branco, preto, cinza, cru e a madeira são os mais solicitados. No entanto, isso pode nos levar a ter ambientes muito monocromáticos ou até mesmo chatos. Para dar vida a estante –e, com ela, o resto da estadia, uma boa idéia é aplicar tinta de cor no interior da estante, tanto se o que está por trás é a parede como a estante de livros em si. Esta ideia fabulosa a encontramos em Decoist.

Na mesma linha, outra opção muito interessante é substituir a pintura por papel de parede, o que nos permitirá aumentar a nossa estante motivos mais elaborados e originais que a cor liso.

2. Decorar estantes com fotos
Tendemos a usar prateleiras, especialmente as de grande formato, para ordenar-los nossos livros e outros documentos. Mas ninguém disse nunca que as estantes sejam destinados apenas guardar livros. Por que não decorá-los com imagens emolduradas? Fotos pessoais, imagens de cinema, reproduções de arte, paisagens míticas… Qualquer imagem sugestiva é válida para colocar em um quadro e encher nossos prateleiras. E, além disso, ficam bem bonitas.

3. Decorar estantes com livros
Está claro que uma das funções mais comuns das prateleiras é o armazenamento de livros, mas esta função tão evidente, podemos levá-la a cabo com graça e sentido estético. Dito de outro modo: é muito bom usar a estante para sua função principal, mas por que não ter os livros de tal modo que o conjunto seja visualmente agradável? E por que não acompanhar os livros de outros objetos decorativos e funcionais?

Uma boa idéia é agrupar e empilhar os livros de diferentes maneiras: nem todos verticais nem todos horizontais, mas uma mistura, e, às vezes, em combinação com outros objetos decorativos que os acompanhem ou submetam, como vasos, figuras, plantas ou quadros com fotos ou imagens. Deste modo ganharemos muito dinamismo visual.

O que vos parecem estas ideias para decorar estantes? Qual é a vossa preferida?
Imagens | Locodeco, Decoist, VCTRY’s Blog, Eu que me coloco, Decoração Gráfico, Estilo Ambientação, Blog Enfeites Digital, Guia para Decorar, Bricomanías, Decorablog, Sunlight
Ideias para decorar estantes

Uncategorized