O que é colesterol? Como controlá-lo de forma natural?

A pandemia do novo coronavírus fez com que as pessoas começassem a prestar mais atenção no funcionamento de seus próprios corpos. A saúde passou a ser uma prioridade para muitos indivíduos que antes não se preocupavam tanto com o seu bem-estar físico e mental.

Algumas atividades rotineiras que realizamos acabam afetando de forma negativa o nosso organismo, fazendo com que a nossa vitalidade fique comprometida. Uma alimentação saudável, uma rotina regular de exercícios físicos, o consumo constante de água e noites bem dormidas nos ajudam a manter a nossa mente e o nosso corpo em harmonia. Muitas doenças podem ser evitadas quando cuidamos melhor dos nossos hábitos.

O nosso colesterol, por exemplo, pode ser o causador de algumas enfermidades e, quando não damos atenção a ele, podemos aumentar a nossa indisposição, fazendo com que certos órgãos não desempenhem as suas funções corretamente.

colesterol

O QUE É COLESTEROL?

O colesterol é uma espécie de gordura produzida naturalmente pelo nosso corpo. Algumas de suas funções são: manter a atividade das células, produzir hormônios, vitamina D e substâncias importantes para o nosso organismo.

Essa é uma gordura necessária para o corpo, porém apenas na quantidade correta. Quando existe colesterol em excesso circulando pelo sangue, o indivíduo pode ter sérios problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares.

 

QUAIS SÃO OS TIPOS DE COLESTEROL?

O colesterol, portanto, pode ser benéfico e maléfico ao ser humano, por isso é importante diferenciar o colesterol bom do colesterol mau, entendendo quais seriam as formas de cuidar e manter esses índices equilibrados.

O colesterol bom, também chamado de High Density Lipoprotein (HDL), é responsável por impossibilitar o acúmulo de gordura nos vasos de sangue, fazendo com que as veias não fiquem entupidas. O trabalho desse tipo de colesterol consegue evitar algumas doenças.

O HDL leva as gorduras para o fígado e posteriormente elas são ejetadas do organismo por meio da bile e das fezes. É recomendável que o nível de colesterol bom no corpo esteja balanceado, para que o mesmo consiga realizar as suas funções sem impedimentos.

O colesterol ruim, ou Low Density Lipoprotein (LDL), é importante pois ajuda na produção hormonal, porém quantidades excessivas desse tipo de gordura podem trazer malefícios, pois criam bloqueios nas veias, impedindo a circulação correta do sangue.

Frações elevadas de LDL no organismo podem causar uma série de problemas e doenças. Os obstáculos nas paredes das artérias, gerado pelo acúmulo de gorduras, impede o funcionamento correto e adequado do coração e dos outros órgãos, por isso é importante manter os índices de colesterol ruim equilibrados.

Existem formas naturais de controlar o colesterol, porém é importante enfatizar que o acompanhamento médico é fundamental para os cuidados com a saúde, visto que cada caso é diferente e deve receber seus respectivos tratamentos.

 

QUAIS SÃO AS CAUSAS DO AUMENTO DO COLESTEROL?

Os índices de colesterol ruim podem aumentar devido a alguns fatores hereditários ou ao estilo de vida da pessoa, que engloba os seus hábitos alimentares e sua prática frequentes ou não de exercícios físicos, por exemplo.

Existe uma série de comidas que contribuem para o aumento desse tipo de gordura. O colesterol é apenas encontrado em alimentos de origem animal, portanto está presente nas carnes, ovos, leites e seus derivados.

Produtos industrializados, embutidos, carnes e frituras são exemplos de alimentos que podem adicionar gordura ruim ao corpo, por isso é importante equilibrar a rotina alimentar para não consumir apenas comidas maléficas ao organismo.

Outros hábitos e elementos como o cigarro, as bebidas alcoólicas, a diabetes e a própria idade do indivíduo acabam contribuindo para índices mais elevados de colesterol mau. Um estilo de vida saudável faz toda a diferença para um melhor funcionamento do corpo humano.

 

COMO REDUZIR O COLESTEROL DE FORMA NATURAL?

Existem estratégias que podem auxiliar na redução do colesterol ruim, sendo a principal delas a adaptação de costumes saudáveis na rotina. Nosso comportamento reflete na nossa saúde física e mental, por isso é extremamente importante pensar em alternativas que englobam todo o funcionamento do nosso corpo.

Praticar exercícios físicos pode ser uma das soluções para diminuir o colesterol, além de fazer bem à saúde. É importante entender quais atividades físicas mais se encaixam com a sua rotina e com o seu condicionamento, para isso é sempre recomendável a consulta de especialistas no assunto.

Manter uma alimentação balanceada e saudável é fundamental para um estilo de vida mais leve e com níveis controlados de colesterol ruim. A perda de peso também pode auxiliar na diminuição desses índices.

Alguns medicamentos também podem auxiliar nessa diminuição, prevenindo uma piora na quantidade de colesterol no sangue. É importante ressaltar, novamente, a importância de um acompanhamento médico nessas mudanças de hábitos e na indicação de remédios, pois a opinião de um profissional é sempre fundamental para a melhora efetiva.