O que mais cai no exame de suficiência CRC?

Se você é estudante de Ciências Contábeis ou pretende cursar essa faculdade, precisa saber que para exercer a profissão de contador ou contadora é necessário ser aprovado no exame de suficiência crc.

O Exame é realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), e é a avaliação a que precisam se submeter todos os bacharéis ou alunos do último ano letivo da graduação de ciências contábeis no Brasil.

O objetivo do cfc exame de suficiência é fazer com que os candidatos comprovem que adquiriram conhecimentos suficientes durante os quatro anos da graduação para exercer a profissão.

O exame foi criado no ano 2000, mas somente em 2010 a Lei 12.249/2010 regulamentou que a aprovação nesse exame é obrigatória para que esses profissionais e alunos possam requerer o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e com isso, possam exercer a profissão como Contador.

O Conselho Federal de Contabilidade divulga, em média, dois editais por ano, uma no primeiro e a outra no segundo semestre.

Portanto, sabendo que ele é determinante para o seu futuro profissional, você precisa estar bem preparado para o dia da prova. Então, aqui você vai encontrar todas as informações que precisa para se sair bem na prova, quais são as disciplinas mais cobradas, como estudar para o exame do cfc,  como se organizar para estudar e quantas questões precisa acertar para ser aprovado.

O que mais cai no Exame de Suficiência?

Primeiramente, é importante conhecer o estilo da prova que você irá realizar. A prova cfc que os bacharéis e estudantes realizam é composta por uma avaliação objetiva de múltipla escolha (A, B, C e D). E todas elas são elaboradas com base em todas as disciplinas cursadas durante os quatro anos da graduação em Ciências Contábeis.

Ao todo são 50 questões  divididas entre os assuntos que você irá ver abaixo.

De acordo com os editais publicados, as perguntas são sobre as seguintes disciplinas:

  • Contabilidade Geral
  • Contabilidade de Custos
  • Teoria da Contabilidade
  • Matemática Financeira e Estatística
  • Contabilidade Aplicada ao Setor Público
  • Contabilidade Gerencial
  • Controladoria
  • Noções de Direito e Legislação Aplicada
  • Língua Portuguesa Aplicada
  • Auditoria Contábil
  • Legislação e Ética Profissional
  • Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade
  • Perícia Contábil

 

Quantas questões preciso acertar?

Antes de saber como estudar para o exame do cfc, você precisa saber quantas das 50 questões precisa acertar para ser aprovado.

Cada questão vale 1 ponto e para ser aprovado no Exame CFC, o candidato precisa, no mínimo, acertar 25 questões da prova, que totaliza 50% de acertos.

As inscrições são realizadas pelo site da banca examinadora do Exame ou pelo site do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Se prepare para o exame de suficiência

Então, agora que você já sabe o que cai no exame de suficiência contábil, precisa aprender a como estudar para o exame de suficiencia.

E a melhor forma de se preparar é com um curso preparatorio para exame de suficiencia crc.

Com o curso preparatório você vai aprender a como montar um cronograma de estudos, vai ter aulas específicas sobre os conteúdos que vão ser cobrados no dia do Exame, e o melhor, ao estudar cfc pela internet, você determina quando e onde vai acessar as videoaulas.

E para ter uma preparação ainda mais completa, você vai ter acesso a prova crc  resolvida e comentada. Estudando com prova cfc de anos anteriores você tem a oportunidade de revisar os conteúdos das aulas, analisando todas as matérias que já estão bem fixadas e as que.  precisam de um pouco mais de atenção.

Além de revisar os conteúdos, responder às questões de Exames anteriores é a melhor forma de chegar mais seguro e tranquilo no dia da prova. Esse exercício faz com que você conheça melhor o formato das questões, da banca organizadora e o tempo que leva para responder o Exame todo. Dessa forma, no dia da prova você vai estar mais seguro e vai conseguir se lembrar de tudo que estudou durante a graduação e no curso exame de suficiencia.

Por fim, agora que você sabe como estudar para o crc, quais questões são cobradas e que precisa de um bom curso exame de suficiencia crc, está na hora de realmente começar essa preparação para garantir que irá se sair bem na prova e garantir o seu registro no Conselho Regional de Contabilidade.