Pré-moldado x pré-fabricado: qual a diferença?

Pré-moldado e pré-fabricado são palavras frequentemente utilizadas quando o assunto é construção e obra. Saiba, aqui, o que significa cada um desses termos e qual a diferença entre eles.

 

O que é pré-moldado e pré-fabricado?

 

Os pré-moldados e pré-fabricados são estruturas de concreto prontas que substituem partes tradicionais de uma construção. É possível, por exemplo, comprar uma parede, viga ou uma laje pré-moldada / pronta.

 

Mas, por que investir nesse tipo de estrutura para realizar uma obra? Simples: os pré-moldados e pré-fabricados proporcionam vantagens únicas em comparação com métodos tradicionais de construção, com destaque para:

 

  • Redução de gastos com mão de obra, além de evitar desperdícios de materiais, uma vez que as estruturas estão prontas;
  • Diminuição de aproximadamente 25% do tempo total de obra, uma vez que se trabalha com estruturas já produzidas;
  • Baixo risco de gastar mais com a execução da obra, já que não se faz necessário repor materiais com frequência;
  • Garantia de uma construção com qualidade elevada, porque todas as estruturas são produzidas seguindo normas ABNT.

 

 

Qual a diferença entre pré-moldado e pré-fabricado?

 

Todo pré-moldado é produzido por uma equipe especializada fora do local que ele será aplicado, geralmente num canteiro de obras. O processo de fabricação segue normas técnicas da ABNT, mas as estruturas não são submetidas a exigências rígidas de controle de qualidade.

 

Já o pré-fabricado é executado, sempre, em ambiente industrial, com instalações e equipamentos destinados a esse fim. A produção desse tipo de estrutura também deve cumprir normas ABNT, que envolve uso de mão de obra treinada e processos industriais racionalizados, executados em condições controladas. Neste caso, o controle de qualidade é mais incisivo e rigoroso.

 

 

Pré-fabricados e pré-moldados de concreto em Curitiba

 

Pensando em adotar os pré-fabricados ou pré-moldados de concreto, para aproveitar todos seus benefícios em seu projeto? Então, garanta-os com uma empresa especializada, para investir em produtos que atendam normas técnicas e assegurem a qualidade de sua obra.