Quais os benefícios dos produtos biodegradáveis?

Com o aumento do consumo consciente e mais voltado para a sustentabilidade, os produtos biodegradáveis começaram a aparecer com mais força em diversos segmentos.

No entanto, você sabe o que é um produto biodegradável e quais são os benefícios que ele oferece? A seguir, esclarecemos essas questões. Confira e entenda definitivamente!

O que é um produto biodegradável?

Um produto biodegradável é aquele que tem seu processo de decomposição mais rápido do que um produto tradicional, sendo absorvido em menor tempo pela natureza, de modo a gerar o menor impacto possível nela. Isso é válido para o produto em sua totalidade, inclusive embalagens.

De maneira geral, o biodegradável é fabricado com matéria-prima biológica, como resíduos vegetais da cana-de-açúcar ou da soja. Além disso, seu processo produtivo é sustentável, com menor uso de água e energia elétrica.

Atualmente, é possível encontrar essa alternativa mais sustentável em diversos segmentos, mas os exemplos clássicos mais lembrados são os dos produtos de limpeza biodegradáveis, como detergentes e desinfetantes.

Curiosamente, tais produtos não apresentam desempenho reduzido por serem biodegradáveis, pelo contrário, em diversos casos são tão efetivos e têm boa performance, tudo isso com um excelente custo-benefício e protegendo o meio ambiente.

Benefícios do produto biodegradável

Como todo o ciclo de vida do produto biodegradável é pensado de acordo com a sustentabilidade ambiental, são vários os benefícios garantidos. Conheça os principais:

Menor impacto ambiental na cadeia de produção, distribuição e descarte do produto;
Redução da produção e do acúmulo de lixo no meio ambiente;
Rapidez de decomposição de resíduos e embalagens dos produtos;
Eliminação do risco de contaminação de solo, rios e mares;
Proteção e preservação da fauna e flora;
Contribuição para a preservação de recursos naturais (para produzir um quilo de plástico de embalagens tradicionais, por exemplo, são utilizados 182 litros de água. Com os biodegradáveis esse consumo é reduzido).